HomeEletricidade

NORMAS TÉCNICAS: QUANDO E COMO USÁ-LAS?

As normas técnicas, assim com as normas regulamentadoras, tem um objetivo claro: o de oferecer aos leitores a oportunidade de realizar um trabalho, ou construir um determinado produto seguindo regras mínimas de segurança, conforto e qualidade.

Dentro deste cenário é que devemos sempre buscar as normas como parâmetros para os nossos serviços. Portanto, a primeira pergunta sobre quando usar as normas técnicas já foi respondida, ou seja, SEMPRE devemos usar as normas técnicas como base para um serviço.

OS exemplos de normas técnicas mais usadas na nossa profissão são as normas ABNT NBR 5410 que versa sobre as instalações elétricas de baixa tensão (abaixo de 1000 volts AC) e contém prescrições sobre projeto, execução, manutenção e verificação. Esta norma, que já foi amplamente debatida em webinares e artigos, possui os requisitos mínimos para que se construa, a partir de um projeto, uma instalação elétrica segura e eficiente. Há prescrições sobre a escolha de materiais, quais os dispositivos de segurança requeridos para cada situação, bem como as regras para se fazer uma verificação antes da entrega da instalação e também as periodicidades para manutenção da instalação elétrica.

Outra norma que é muito utilizada no meio das instalações elétricas é a ABNT NBR 14039 que versa sobre instalações elétricas em média tensão (valores de tensão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts) e que, da mesma forma que a ABNT NBR 5410, tem requisitos para garantir a segurança, conforto e qualidade neste tipo de instalação, falando de projeto, execução, manutenção e verificação. Ainda dentro dessa linha, a ABNT NBR 5419, versa sobre o projeto, execução, manutenção e verificação de sistemas que compõem a proteção contra descargas atmosféricas, conhecidos popularmente como para-raios, mas que também traz uma seção inteira sobre proteção contra surtos de tensão.

Como podemos ver, existem normas para quase tudo que você irá desenvolver ou instalar, e todas as normas contêm requisitos que vão lhe ajudar a realizar um serviço ou construir um produto de qualidade, mas com segurança e garantindo o conforto. Na instalação elétrica não é diferente, então a segunda resposta do título: como devo usar uma norma? É respondida com “SEGUINDO OS REQUISITOS MINIMOS ESTABELECIDOS EM TODOS OS SEUS SERVIÇOS”, ou seja, sempre que você for realizar um serviço de instalação elétrica, consulte a norma técnica para saber como deve ser executado e como fazê-lo de forma segura. Você que é um Eletricista Consciente e Seguro, deve ter sempre à mão as normas e/ou os guias de interpretação da norma. Programe no seu fluxo de caixa, ou seja, seu plano de investimento, para adquirir algumas normas técnicas importantes para sua profissão e vá atualizando-as (comprando versões novas) sempre que estas forem atualizadas. Fique atento!

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: