HomeEletricidade

ATERRAMENTO – PARA QUE SERVE?

Sempre ouvimos falar do tal Fio Terra, do Sistema de Aterramento, ou ainda do Condutor de Proteção. Sabemos que ele, o Fio Terra, é importante e que alguns equipamentos trazem um pedaço de fio verde que vem pendurado atrás dele e que deve ser ligado em algum lugar, mas a maioria das pessoas não faz ideia onde ligá-lo e porque ele existe. Então vamos tentar apresentá-lo à vocês.

O primeiro passo é entender que o Sistema de Aterramento é constituído por um conjunto de ações e medidas de proteção que, naturalmente irão conferir segurança para as pessoas, animais e equipamentos. O Fio Terra dos equipamentos, por exemplo, deve ser ligado ao sistema de aterramento da instalação elétrica para que possa completar o seu ciclo de segurança. Este sistema de aterramento é composto, falando de uma forma simples, por conexão ao equipamento, condutor de proteção (o que conhecemos como Fio Terra), conexões e sistema de conexão à terra. Esta conexão pode ser traduzida pela definição que achamos ser a melhor e mais simples:

É a ligação intencional de um equipamento ou sistema à terra de modo a criar um caminho seguro e de baixa resistência”, ou seja, é a forma de levar o potencial do equipamento e interligar com a terra.

Mas o aterramento não é usado somente para a segurança, ele participa do funcionamento de equipamentos, estabilidade e aumento de desempenho e também de outros processos descrito a seguir:

  • O sistema de aterramento participa do desligamento automático de dispositivos de proteção: um dos dispositivos mais importantes na segurança de pessoas e animais em relação à eletricidade é o DR – Dispositivo Diferencial Residual. Este dispositivo, em conjunto com o condutor de proteção, desligará o circuito que apresente fuga de corrente, condição esta que pode causar o choque elétrico, não permitindo que a situação de risco aconteça;
  • O sistema de aterramento também participa do conjunto de proteção contra descargas atmosféricas, conhecido como SPDA. Ele (aterramento) é parte integrante do sistema para o escoamento das descargas para a terra e também ajuda no controle da tensão de passo, minimizando os efeitos;
  • Serve de referência para circuitos eletrônicos e digitais participando do controle de transitórios em circuitos elétricos, melhorando a qualidade da energia elétrica;
  • É parte principal de sistemas que possam acumular cargas estáticas, pois será o caminho para escoá-las evitando que estas se tornem perigosas na geração de um arco elétrico ou mesmo um choque elétrico.
  • É o elemento de segurança para profissionais que atuam em instalações elétricas, quando aterram os condutores vivos, após a desenergização, de forma a minimizar o efeito de um acionamento indevido;

Há outras aplicações, mas vamos parar por aqui.

Só por esses motivos, já seria correto informar que o sistema de aterramento é muito importante em uma instalação elétrica e deve ser sempre aplicado com conhecimento.

Os profissionais que atuam nesta área devem conhecer os requisitos de um bom aterramento e realizá-los de forma a conferir a melhor performance no sistema.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: